sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sexta-Feira 13, Superstições Populares e Superstições no Teatro.

Hi Beautiful People!! Que dia melhor para falar sobre superstição do que na tão temida Sexta-Feira 13.
Todos sabem que o numero treze é associado com o azar, isso por que acredita-se que 12 é algo completo, como: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. 

 Acredita-se que antes de ser crucificado em uma sexta-feira, Jesus celebrou uma ceia que, ao todo, contava com treze participantes. 

De acordo com outra história, a maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.

 outra história de origem nórdica fala sobre um grande banquete onde o deus Odin reuniu outras doze importantes divindades. Ofendido por não ter sido convidado para o evento, Loki, o deus da discórdia e do fogo, foi à reunião e promoveu uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades conhecidas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.

Apesar de tantos infortúnios associados a essa data, muitos a interpretam com um significado completamente oposto ao que foi aqui explicado. De acordo com os princípios da numerologia, o treze – por meio da somatória de seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.


Algumas Superstições Populares:

- Quem quebra um espelho tem 7 anos de azar.
- Se um gato preto cruzar seu comigo terá azar.
- Varrer o pé de alguém faz com que essa pessoa não case.
-Colocar uma vassoura atrás da porta evita visitas indesejadas.
- Se sua orelha ficar quente ou vermelha é sinal de que alguém esta falando mal de você.
- Achar um trevo de 4 folhas trás sorte.

Superstições no Teatro:




-Nos dias de apresentações deseje MERDA  a um ator, pois antigamente as pessoas iam ao teatro de carruagem quanto mais merda de cavalo havia perto do teatro mais publico tinha, então  assim você estará desejando "Boa sorte e que a platéia esteja cheia". E o ator nunca deve responder com "Obrigado", ele responde "Merda" também.

-Antes de cada apresentação o pessoal do elenco, junto com o diretor e todos que ajudaram, se reúnem, fazem um circulo para fazer uma oração, passar energia e atrair coisas positivas pra peça.

-A peça é sempre ensaiada até o momento em que os atores dão as mão para agradecer, mas mesmo que seja um ensaio geral, e que produtores e convidados estejam assistindo e aplaudam no final, os atores não devem se curvar para agradecer pois trás muito azar pra peça. Agradecimentos só na estréia ou pré estréia. 

-Sem apresentações na segunda-feira.A tradição reza que o teatro deve ser fechado pelo menos uma noite por semana a fim de permitir aos fantasmas representarem suas próprias peças. Geralmente isto é feito às segundas feiras, o que também permite aos atores descasarem do trabalho do fim de semana.

-Para subir da platéia para o palco pela primeira, pise com o pé direito primeiro para ter sorte.

-É muito legal presentear os atores com flores, mas faça isso sempre depois da apresentação e nunca lhes dê cravos, pois dar cravos significa que o artista não fez bem seu trabalho.

-E uma coisa MUITO importante é : Nunca diga Macbeth dentro do teatro pois da muito azar. Só diga essa palavra se estiver dizendo o texto, se não, refira-se a ela sempre como "A peça escocesa".


Então, você é uma pessoa superticiosa? No que você a acredita? Comenta aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário